PF faz operação contra tráfico de armas em Porto Seguro, Feira de Santana e Foz do Iguaçu

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (2), mandados de busca e apreensão na Bahia, em Porto Seguro e em Feira de Santana. A ação investiga tráfico internacional de armas que abastece facções criminosas. A Justiça bloqueou R$10 milhões nas contas dos investigados.

Além das cidades baianas, os mandados também são cumpridos em Foz do Iguaçu, no Paraná. A investigação começou no ano passado após a imprensa do Paraguai divulgar a apreensão de uma carga de 180 fuzis desmontados, no Aeroporto Internacional Guaraní, na região metropolitana de Ciudad del Este.

A carga clandestina chegou de avião que partiu de Miami (EUA), com escala no aeroporto paraguaio. O destino final da carga seria o Rio de Janeiro. 

Os investigados ainda tentaram enganar a fiscalização. Eles registraram o conteúdo da carga como outro tipo de produto e atribuíram a propriedade do material a uma pessoa que não tinha conhecimento do fato criminoso.

Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico internacional de armas, comércio ilegal de armas de fogo, organização criminosa transnacional, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Atuam junto com a Polícia Federal equipes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos, da PF do Paraguai, além de outras entidades nacionais e internacionais.