Confira os estragos das chuvas no fim de semana no extremo sul da Bahia

Compartilhe

O temporal que atingiu o extremo sul da Bahia no fim de semana causou alagamentos, desabamentos e quedas de árvores, entre outras ocorrências em pelo menos três cidades da região: Porto Seguro, Itamaraju e Medeiros Neto.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou antes um alerta amarelo, publicado aqui no Bahia40graus.

Segundo as respectivas prefeituras e órgãos de controle de danos, pelo menos seis pessoas ficaram desalojadas e duas feridas.

Itamaraju

Em Itamaraju, segundo a Defesa Civil, foram registradas ocorrências como desabamento de muros e alagamentos. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Ao todo, seis pessoas ficaram desalojadas. Elas foram abrigadas nas casas de familiares, que também moram no município.

Porto Seguro

Na cidade de Porto Seguro, conforme informou a Defesa Civil, foram registradas três ocorrências distintas envolvendo queda de árvores, com danos a estruturas comerciais e residenciais, pessoas feridas e situação de risco à segurança da população.

Uma das ocorrências foi no distrito de Trancoso, um dos principais destinos turísticos do estado. Lá, galhos de uma árvore caíram sobre uma barraca. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas no momento. 

Em outro ponto de Trancoso,  uma família ficou desabrigada após a queda de outra árvore sobre uma casa. Entre os residentes, estão duas crianças, de 10 e 4 anos.

A família foi encaminhada para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atendimento e avaliação quanto à concessão do benefício de aluguel social, conforme os critérios estabelecidos pelo município.

O levantamento dos prejuízos permanece em andamento.

Medeiros Neto

Já em Medeiros Neto, além da chuva, moradores enfrentaram ventania e granizo. Conforme a prefeitura, durante aproximadamente 30 minutos, uma forte chuva, acompanhada de ventos intensos, arrancou telhados e portões, derrubou muros e paredes de residências e deixou algumas casas completamente destelhadas.

Galhos de árvores foram quebrados e carregados pelo vento, assim como tampas de caixas-d’água e antenas parabólicas. A rede elétrica também foi afetada e parte da cidade ficou sem energia elétrica.

Algumas ruas permanecem interditadas devido à queda de fios na via, como medida de segurança para evitar acidentes.

Apesar de todos os estragos, não há registro de pessoas feridas. 

Em nota, a Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Assistência Social, informou que ainda está contabilizando as famílias atingidas. 

Até o momento, poucas pessoas precisaram deixar suas casas para se abrigar na residência de familiares.

Alerta continua

O Inmet emitiu novo alerta amarelo de chuva e ventos fortes para a Bahia, incluindo a região extremo sul.

Bahia40graus / Com informações de G1 e Inmet