Brasil é o único país no mundo que usa urnas eletrônicas sem voto impresso

Compartilhe

15/05/21 – Mais de 30 países usam diversas versões de urnas eletrônicas, todas elas com voto impresso. Já no Brasil, além de usar urnas antigas, da 1ª geração destes equipamentos, a Justiça Eleitoral resiste em adotar o voto impresso, reivindicado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como pauta política que consegue mobilizar eleitores nas ruas. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, está em campanha na mídia defendendo a não implantação do voto impresso. 

Exemplos

Segundo a coluna do jornalista Cláudio Humberto, há 13 anos, 39 estados dos Estados Unidos, 3 do México e várias províncias do Canadá passaram a exigir voto impresso nas urnas eletrônicas utilizadas lá. Até o Paraguai desconfia da urna eletrônica brasileira: após testá-la entre 2003 e 2006, proibiu sua utilização desde 2008, afirma a coluna. Em 2011, a Argentina iniciou a implantação de equipamentos eletrônicos de 3ª geração, com registros simultâneos de voto impresso e digital.

TSE

Na sexta (14), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apareceu na pauta dos noticiários defendendo as urnas eletrônicas sem a necessidade do voto impresso. Ele afirmou que o voto impresso seria “um discurso político”. Ainda segundo Barroso, as urnas eletrônicas têm se mostrado seguras ao longo de sua utilização no país até agora, sem constatação de um caso de fraude.