Entenda o que está realmente acontecendo na Policlínica do Descobrimento

Compartilhe

13/08/21 – Inaugurada em 10 de junho passado pelo governador Rui Costa (PT), a Policlínica do Descobrimento volta ser pauta nos noticiários, dessa vez repercutindo a cobrança de esclarecimentos feita pela Câmara de Vereadores de Eunápolis, cidade onde está localizada a unidade de saúde.

Disponibilidade menor que a demanda

Veraedor Jorge Maécio

Os vereadores enviaram ofício à diretora da Policlínica, assinado pelo presidente da Casa, Jorge Maécio e pelos membros da Comissão de Saúde (Pedro Queiroz, Arilma Batista e Franskley Oliveira), solicitando esclarecimentos sobre a disponibilidade de procedimentos médicos e atendimentos realizados, uma vez que Eunápolis estaria fazendo o repasse integral ao Consórcio de Saúde, mas utilizando procedimentos a menos por falta de oferta de especialidades.

Bahia40graus apurou que para aderir ao repasse da Policlínica a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), exigiu a indicação de alguns especialistas médicos, ficando o custo a ser abatido do do repasse mensal. 

De 5 médicos apenas 1 aceitou

Prefeito Agnelo Santos, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde

Em ofício enviado na quinta (12) à prefeita Cordélia, o presidente do Consórcio da Policlínica da Costa do Descobrimento e prefeito de Cabrália, Agnelo Santos, informa à gestora que dos 5 médicos especialistas cedidos à unidade de saúde, apenas um aceitou a proposta. 

Segundo o documento a que o Bahia40graus teve acesso, dentre os 5 especialistas que foram cedidos, Dr. Rodrigo Colombano, anestesiologista; Dr. Fernando Antônio Torres Brito, cirurgião geral; Dr. Lucyano Britto

Alves de Oliveira Santos, dermatologista; Dr. Fabio Cesar Abalem Grama, endoscopista e Dr. Alailson Mendes Brito, oftalmologista, apenas o Dr. Fernando Britto, cirurgião geral, aceitou trabalhar na Policlínica sob regime de cessão.

O impasse não é tão simples de resolver. A maioria dos médicos contratados pela prefeitura cumpre escalas flexíveis, que permitem que eles atendam também em clínicas e hospitais particulares, foco principal da maioria dos especialistas. Cedidos à Policlínica eles terão de cumprir uma nova escala de trabalho.

NOVO PROCESSO SELETIVO E REMANEJAMENTO presidente Agnelo Santos disse que vai abrir mais um processo seletivo para contratação de novos especialistas médicos. Sobre a diferença entre procedimentos ofertados na Policlínica e os procedimentos utilizados pela população eunapolitana, Agnelo informou que haverá um remanejamento para compensar essa diferença e que Eunápolis não terá prejuízo.