Mundo vive o maior apagão de TI de todos os tempos

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19/07/24 – Bancos, televisões e companhias aéreas ainda sofrem os transtornos causados por um apagão global de tecnologia nesta sexta-feira (19/7). Há relatos de diversos setores e empresas afetadas em diferentes partes do mundo. O fato já está sendo classificado como “o maior apagão tecnológico da história”, por especialistas.

Cerca de 4.295 voos foram cancelados. Aos poucos o setor começa a voltar ao normal. No Brasil, o banco Bradesco e bancos da rede saíram do ar desde o começo da manhã até o final da tarde. 

1 – As companhias Delta e United Airlines suspenderam todos os seus voos nos Estados Unidos;

2 – No Reino Unido, houve um apagão na bolsa de valores de Londres, linhas de trem foram  suspensas e diversos aeroportos relataram atrasos;

3 – O canal de TV Sky News ficou fora do ar de manhã. O canal infantil e adolescente da BBC também ficou fora do ar;

4 – Aparentemente, o caos causado na Europa foi maior do que na América do Norte e América Latina;

5 – Diversas empresas e entidades afetadas apontaram um problema técnico com softwares da empresa de segurança Crowdstrike em sistemas Windows, da Microsoft;

6 – A Crowdstrike, então, divulgou um comunicado afirmando que o apagão global se deveu a um problema de atualização de sistema;

7 – A Crowdstrike é uma empresa de segurança online fundada em 2011 cujo objetivo é proteger algumas das maiores empresas do mundo de ataques cibernéticos;

8 – Ela é especializada em proteção de segurança e busca evitar que softwares ou arquivos maliciosos atinjam redes corporativas;

9 – A Crowdstrike também é focada em proteção de dados para empresas que migraram suas bases de seus próprios computadores para servidores em nuvem;

10 – A empresa foi fundada no Texas pelos empreendedores George Kurtz – que segue como CEO – e Dmitri Alperovitch. Ela está listada na bolsa Nasdaq desde 2019.

11 – A Crowdstrike divulgou um comunicado nesta sexta-feira (19/7), assinado pelo CEO George Kurtz, em que afirma que o apagão global não se trata de um ataque cibernético – mas sim de um defeito em uma atualização de sistema;

12 – A Microsoft também emitiu uma declaração, através de seu porta-voz. “Estamos cientes de um problema afetando aparelhos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software terceirizada. Nós avisamos que uma solução está por vir”, disse a empresa.

 

Fonte: BBC

Imagem: Harun Ozalp/Anadolu via Getty Images (CNN)