A Operação Severus, deflagrada nesta quinta, 13 de agosto, pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), teve como alvos o prefeito de Gongogi, Adriano Mendonça (Avante), e o vice-prefeito, Fernando Matos (Avante).
A operação faz parte da 2ª fase da Operação Pacto Infame, e investiga crimes de fraudes em licitações, desvio de recursos federais, corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo direcionamento de contratos e pagamentos de serviços sem execução. Além do prefeito e do vice, também são investigados empresários e agentes públicos.
Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão expedidos pelo TRF-1 em Gongogi e mais 7 cidades do interior da Bahia.
A operação apreendeu celulares, documentos e outros materiais. O valor apreendido em espécie não foi informado. Em Nota, a Prefeitura de Gongogi diz que colabora com as investigações.